ESMPRONet

Aguarde um momento

Capacitação "A Escuta Especializada na Rede de Proteção"

Informações sobre inscrições, datas, ministrantes, conteúdo programático, entre outros.
Clique aqui para se inscrever no evento

 

 
   Apresentação do Evento

Grupo de Atuação Especial da Infância e Juventude e da Defesa da Educação - GAEINF

"A ESCUTA ESPECIALIZADA NA REDE DE PROTEÇÃO"

PÚBLICO-ALVO: EXTERNO e ESPECÍFICO (operadores do Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes, em especial aos que atuam na Rede de Proteção nos Municípios)

 

A Escola Superior, em apoio ao Grupo de Atuação Especial da Infância e Juventude e da Defesa da Educação - GAEINF, realizará capacitação "A Escuta Especializada na Rede de Proteção", que visa capacitar os profissionais que atuam na garantia de direitos da criança e do adolescente, público-alvo do evento, proporcionando subsídios e conteúdos para a compreensão das técnicas de entrevistas que favoreçam o atendimento, referente ao relato da situação de violência, de forma acolhedora, protetiva e flexível, colocando em prática o estabelecido na Lei13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, dessa forma minimizando os danos causados a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

De maneira pormenorizada, pretende-se com as ações da capacitação: apresentar e discutir a importância da escuta especializada pensada no fluxo local.Assegurar o trabalho intersetorial na garantia da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.Contextualizar, diferenciar e dominar as definições de procedimentos apresentados pela Lei 13.431/2017 e Decreto Federal 9.603/2018.Orientar a implementação da Escuta Especializada pela rede de proteção.Demonstrar a importância do trabalho intersetorial na garantia da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.Expor e trabalhar aspectos gerais sobre memória, falsas memórias e sugestão.Expor, trabalhar e simular aspectos gerais e específicos da entrevista, incluindo boas práticas e práticas problemáticas.Esclarecer e dominar formas de obter e compartilhar informações com o objetivo de garantir a proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A capacitação ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, com carga horária de 16 h/a, por videoconferência na plataforma Microsoft Teams, com transmissão pelo canal do Youtube do MPRO. Terá como ministrantes os nominados abaixo, que irão repassar conteúdos de grande relevância, distribuídos em módulos, sendo: Módulo I – SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE VÍTIMA OU TESTEMUNHA DE VIOLÊNCIA. Módulo II – IMPLANTAÇÃO DA ESCUTA ESPECIALIZADA NA REDE DE PROTEÇÃO. Módulo III – ESCUTA ESPECIALIZADA: ASPECTOS GERAIS DA ENTREVISTA e Módulo IV – ESCUTA ESPECIALIZADA: ASPECTOS ESPECÍFICOS DA ENTREVISTA.

Palestrantes com breve currículo:

  • Dra. Marcília Ferreira Da Cunha e Castro 
  • Graduação em Direito, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil; Especialização em gestão ambiental. Centro Universitário, Claretiano; Especialização em Direito Processual Civil, Universidade Anhanguera - Uniderp. Mestranda em Ciência Jurídica, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.
  • Dr. Fábio Rodrigo Casaril
  • Gradução em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (2006). É Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera (2014) e Gestão Pública e Controladoria (2017). Mestrando em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Promotor de Justiça no Ministério Público de Rondônia desde 2011. Atualmente é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaru, com atuação criminal, dentre eles crimes envolvendo crianças e adolescentes.
  • Dra. Alessandra Cardoso Siqueira
  • Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e pós-graduação em Saúde Coletiva, pela FACIMED (2007). Tem experiência na área de atendimentos clínicos, psicossociais e docência no ensino superior. Trabalhou por dois anos como professora substituta na Universidade Federal de Rondônia e por 12 anos na Faculdade de Rolim de Moura, como docentee coordenadora do curso de psicologia. Atuou na área clínica em saúde pública de 2000 a 2018 (como funcionária concursada da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura – RO). Atualmente é Analista em Psicologia do Ministério Público de Rondônia, desde setembro de 2018.
  • Dra. Letícia Maria Santi Cardoso
  • Graduação em Psicologia Unic-MT (2006) e Pós-graduação em Psicopedagogia pela Uniter-PR (2012). Pós em andamento de Psicanálise Contemporânea (Ipog-MT). É Psicóloga do centro MT). É Psicóloga do centro de Atendimento à Mulher no município de Vilhena desde 2010. Possui diversas participações em eventos, seminários, cursos com o tema de violência contra crianças e adolescentes.
  • Dra. Eline Da Silva Bispo 
  • Possui formação em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia (2008) e em Direito pela Rede Gonzaga de Ensino Superior (2014). É Especialista em Gestão Estratégica na Área Social (2017) e Metodologia do Ensino Superior e EAD (2020) pela Faculdade Educacional da Lapa. Especialização em andamento em Direito de Família pela FAVENI. Atua como Professora Especialização em andamento em Direito de Família pela FAVENI. Atua como Professora Universitária e Coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher –CAM/Vilhena.

enlightenedO link de acesso à sala virtual do Teams e canal do YouTube do MPRO são os indicados abaixo, acessível no dia do evento, salientando que o link do teams também será encaminhado por e-mail  para os partícipes integrantes do público-alvo da capacitação e com a inscrição homologada.

 Link Sala virtual Teams

Canal YouTube MPRO

Para garantir o sucesso do evento, informamos/recomendamos o que segue:

  • 1. O link da sala de aula virtual poderá ser acessado com alguns minutos de antecedência ao horário de início previsto; Se o convite enviado por e-mail for aceito, o acesso poderá ser realizado diretamente pelo calendário do Teams;
  • 2. Será possível interagir por meio de câmera de vídeo e microfone, de modo que recomendamos ativá-los para melhor aproveitamento do curso, sempre atentando-se para não ocorrerem interferências sonoras;
  • 3. Ao ingressar no evento faça-se a inserção com seu nome completo, o que facilita a identificação para fins de confirmação de presença;
  • 4. Pelo relatório de acessos gerado automaticamente pelo Teams será computada a frequência, com posterior emissão de certificado para aqueles que efetivamente estiveram conectados à plataforma, conforme a porcentagem mínima de participação estabelecida para o evento, portanto, lembre-se de sair da sala ao término do evento, possibilitando que os relatórios sejam gerados adequadamente;
  • 5. O evento será gravado, entretanto, estará disponível somente para consulta, sem emissão de certificado aos que acessarem a gravação, posteriormente.
 
   Conteúdo Programático

Módulo I – SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE VÍTIMA OU TESTEMUNHA DE VIOLÊNCIA

  • A Lei nº. 13.431/2017 e o Decreto nº 9.603/2018;
  • Tipos de violência e suas implicações;
  • Revelação espontânea e documentação do relato;
  • Grupo de Atuação Especial da Infância e Juventude e da Defesa da Educação;
  • Diferenças entre Depoimento Especial e Escuta Especializada;
  • O que é o Sistema de Garantia de Direitos e a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. Papéis dos integrantes. Compartilhamento de Informações

Módulo II – IMPLANTAÇÃO DA ESCUTA ESPECIALIZADA NA REDE DE PROTEÇÃO

  • Escuta Especializada e a sua finalidade para o Sistema de Garantia de Direitos;
  • Como implantar a Escuta Especializada nos Municípios;
  • A importância do CMDCA na coordenação do processo de implantação;
  • Metodologia de implantação da Escuta Especializada: local, instrumentos, fluxo e protocolo;
  • Questionamentos dos participantes.

Módulo III – ESCUTA ESPECIALIZADA: ASPECTOS GERAIS DA ENTREVISTA

  • Aspectos gerais sobre memória, falsas memórias e sugestão
  • Aspectos gerais da entrevista
  • O processo de entrevista na Escuta Especializada

Módulo IV – ESCUTA ESPECIALIZADA: ASPECTOS ESPECÍFICOS DA ENTREVISTA

  • Etapas da Escuta Especializada: Apresentação, Vinculação, Contextualização, Esclarecimentos, Encerramento.
  • Compartilhamento de informações e acompanhamento do caso
 
   Evento Finalizado

Início do Evento
quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Término do Evento
quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Modalidade
Telepresencial

Realizado por
Escola Superior e o Grupo de Atuação Especial da Infância e Juventude e da Defesa da Educação-GAEINF,

Local de realização
Porto Velho - RO
Plataforma Microsoft Teams e canal youtube MPRO

Início das Inscrições
terça-feira, 05 de outubro de 2021

Término das Inscrições
segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Carga Horária
16 horas

Total de Vagas
250 remotos

Público Alvo
Operadores do Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes

Para receber certificado o aluno deverá ter
Mínimo de 60% de presença

 
   Encontros
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
1º Encontro: Módulos I e II (das 08:00 às 12:00)
2º Encontro: Módulos I e II (das 14:00 às 18:00)

 

quinta-feira, 14 de outubro de 2021
3º Encontro: Modulos III e IV (das 08:00 às 12:00)
4º Encontro: Módulos III e IV (das 14:00 às 18:00)