Aguarde um momento
A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia - ESMPRO, em parceria com o Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Consumidor e da Saúde - GAECIV, promoverá a "Capacitação no Ensino da Língua de Sinais Brasileira (Libras)".
O evento está alinhado diretamente à Perspectiva: Aprendizado e Crescimento e ao Objetivo Estratégico: 3.4 - Promover a gestão por competências e a qualidade de vida no trabalho, conforme Planejamento Estratégico 2021-2030, regulamentado pela Resolução nº 11/2019/CPJ.
Com o intuito de aprimorar o conhecimento dos integrantes da Instituição no atendimento e no desempenho de suas atribuições específicas, garantindo uma acessibilidade comunicacional adequada ao público alvo, objetivando a sua inclusão social e cidadã, nos termos da Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), revela-se atuação institucional que representa muito bem a missão do Ministério Público, que é a de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.
Será ministrado pela Professora e Intérprete de Libras Nathali Fernanda Machado Silva, que possui ampla experiência na área temática do curso, e atualmente é coordenadora da Coordenação de Educação Inclusiva (CEI) na Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
As aulas, presenciais, ocorrerão às sextas-feiras, nos dias 30 de setembro, 7, 14 e 21 de outubro, e 4, 11, e 18 novembro de 2022, no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h, no Anexo II MPRO - ESMPRO (Rua Tabajara, nº 834, Olaria).
Prioritariamente, as vagas são destinadas a membros e servidores lotados em Porto Velho e que atuam na linha de frente do atendimento ao público. Em caso de vagas remanescentes, estas serão remanejadas para atender demais interessados e que também estejam lotados na capital.
Observe-se que a disponibilidade para participar será confirmada no ato de pré-inscrição e, por tratar-se de curso presencial em com vários encontros, será encaminhada lista de pré-inscritos para emissão de portaria. Portanto, em caso de desistência, esta deverá ser efetuada pelo próprio sistema, durante o período de pré-inscrição, possibilitando o preenchimento da vaga por outro interessado.
Ainda, considerando que a turma é limitada ao quantitativo de vagas (30), o participante deverá alcançar o mínimo de frequência exigido para certificação (75%) e atingir o nível de desempenho a ser acompanhado pela professora, sob pena de restituição de valores desembolsados pelo Ministério Público, os quais equivalem, por participante, a R$ 134,00 (cento e trinta e quatro reais).
A emissão dos certificados será realizada pela contratada, por meio de plataforma virtual, na qual cada aluno poderá acessar e baixar o documento. Para tornar-se apto a receber a certificação, será realizado controle de frequência e acompanhamento do desempenho dos alunos, pela professora.
1- Alfabeto datilológico: letras; casos especiais letras duplas, ç, acentuação; quando usar o alfabeto manual; para que serve o alfabeto manual; qual mão utilizar; a diferença entre o alfabeto e os sinais em Libras. + Participação de convidado surdo para dar um sinal a cada um dos alunos;
2- Números cardinais, ordinais e quantidade: números; diferença entre os tipos de números; quando e como usar números para quantificar objetos ou pessoas; exemplo e aplicação em frases;
3- Cultura e identidade surda: educação/história dos surdos; o que é a surdez; diferença entre surdo e deficiente auditivo; nomenclatura utilizada surdo x surdo-mudo; por que dizer surdo mudo é algo pejorativo; o que é Libras: língua universal; linguagem x língua; regionalismo e variação linguística na Libras;
4- Expressões faciais;
5- Cumprimentos e gentilezas: introdução ao diálogo em Libras; aplicação em frases;
6- Família/graus de parentesco/estado civil: aplicação também em frases;
7- Tempo: dias da semana; meses do ano; advérbios de tempo; estações do ano; fenômenos da natureza; como funciona o tempo na Libras; aplicação em frases;
8- Pronomes: pronomes pessoais; pronomes interrogativos; pronomes indefinidos; aplicação em frases;
9- Estados do Brasil e cidades de Rondônia;
10- Verbos I: Verbos simples – verbos relacionados ao ambiente de trabalho; aplicação em frases;
11- Vocabulário 1: substantivos relacionados ao ambiente de trabalho + aplicação em contextos;
12- Vocabulário 2: adjetivos relacionados ao ambiente de trabalho + aplicação em contextos;
13- Vocabulário 3: atuação profissional (direcionada ao público alvo) + aplicação em contextos;
14- Simulação de situação referente ao ambiente de trabalho (participação de convidado surdo);
15- Verbos II: Verbos direcionais- relacionados ao ambiente de trabalho; aplicação em frases.
Início do Evento
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
Término do Evento
sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Modalidade
Presencial
Realizado por
Escola Superior do MPRO, em parceria com o Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Consumidor e da Saúde - GAECIV
Local de realização
Porto Velho - RO
Anexo II MPRO - Escola Superior - Auditório 1
Início das Inscrições
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
Término das Inscrições
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
Carga Horária
40 horas
Total de Vagas
30 presenciais
Público Alvo
Prioritariamente membros e servidores que atuam na linha de frente do atendimento ao público, lotados em Porto Velho
Para receber certificado o aluno deverá ter
Mínimo de 75% de presença
sexta-feira, 07 de outubro de 2022
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
sexta-feira, 04 de novembro de 2022
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
sexta-feira, 18 de novembro de 2022